sábado, 9 de abril de 2011

Físicos criam material mais escuro do planeta


    Cientistas obtem "o preto mais preto": o material mais escuro do planeta, que absorve mais de 99,9% de toda a luz que recebe. Feito de pequenos tubos de carbono alinhados na vertical, o sólido é 30 vezes mais escuro do que a substância de carbono usada pelo Instituto Nacional de Padrões dos EUA para definir a cor negra.

"Praticamente toda a luz que entra é absorvida", diz o cientista indiano Pulickel Ajayan, líder da equipe que produziu o material na Universidade Rice, em Houston (EUA).

A nova substância tem índice de
reflexão de 0,045% --quase três vezes mais escuro do que a liga de níquel e fósforo que detinha o recorde. Uma tinta preta comum, em comparação, possui índice de reflexão de 5% a 10%.

O novo material é escuro por dois motivos. Arranjados em pé, como se fossem as cerdas de um carpete, os tubos de carbono, 400 vezes mais finos do que um fio de
cabelo, refletem pouca luz. Além disso, a maneira desorganizada como estão inclinados ajuda a "prender" luz entre um tubo e outro.

Ajayan diz que o novo material pode ser usado para a conversão de energia solar em eletricidade e aplicado em instrumentos de detecção de luz infravermelha. Se o material se mostrar bom e bloquear outras faixas de radiação também, pode ser usado em aviões espiões, que driblam radares.


Os pesquisadores estão tentando agora o registro do novo material no Livro Guinness dos Recordes. Ajayan já fora mencionado na edição de 2006 do livro como um dos criadores da "menor escova do mundo".


Fonte:
Créditos Imagem: Shawn-Yu Lin/Reuters
Liga de tubos de carbono (centro) absorve 99,9% da luz

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u364369.shtml

Halo Solar e Lunar


Um halo é um anel de luz que rodeia um objeto.
Os halos se formam a 5-10 quilômetros (3-6 milhas), na troposfera superior.

A forma e a orientação particulares dos cristais são responsáveis para o tipo de halo observado.


A luz é refletida e refractada pelos cristais de gelo e pode dividir em cores por causa da dispersão, semelhante ao arco-íris.


Veja as fotos do Halo Solar:









Veja a foto do Halo Lunar:



Parélio

Um parélio é uma mancha brilhante comum em um halo solar.

É um fenômeno óptico atmosférico associado principalmente com a reflexão e refração da luz solar por pequenos cristais de gelo provenientes de nuvens cirrus ou cirrostratus. Freqüentemente, dois parélios podem ser observados (um de cada lado do sol) simultaneamente.

Imagem do Parélio





Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Halo_%28fen%C3%B3meno_%C3%B3ptico%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%A9lio
Créditos da imagem "Parélio" - http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Halo_and_sun_dog_-_NOAA.jpg

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Distúrbio Peroxissômico

   Há alguns anos o cinema retratou em um filme chamado "Óleo de Lorenzo" o drama de um garoto com uma doença conhecida como ALD (Adrenoleucodistrofia) ligada ao cromossomo X e mesmo depois do cinema muitas pessoas continuam intrigadas pelo fato.




Você sabia que essa doença é devido a um defeito que ocorre na organela peroxissomo?

Sabemos que os peroxissomos desintoxicam as células, funcionando como "incineradores" de substâncias prejudiciais.


Nesta síndrome existe defeito numa proteína integral da membrana do peroxissomo, que participa do transporte de ácidos graxos de cadeia longa para dentro dessa organela, onde sofreriam oxidação. O acúmulo desses ácidos graxos nos líquidos do organismo destrói a mielina do tecido nervoso, causando sintomas neurológicos graves.


Notou como cada organela tem a sua importância!


Fonte:
http://www.ufmt.br/bionet/curiosidades/15.12.04/Peroxissomo.htm

Ilusão Óptica Natural - Torre de Luz no Gelo


 
Fenômeno curioso causado por cristais de gelo no céu.

Esse impressionante fenômeno geralmente é formado a partir da luz do sol, mas também pode ser criado por luz artificial.


Na fotografia tirada pelo Steve Doherty, a temperatura estava por volta de -3C e as torres iluminadas de gelo puderam ser vistas a olho nú por 30 minutos.


Segundo o físico Les Cowley, fundador do site óptica atmosférica Atoptics.co.uk, esse fenômeno geralmente ocorre em temperaturas muito frias, algo em torno de -10C a -15C. Nesse fenômeno com os cristais de gelo, é formada uma placa conhecida como
"Pó de Diamante", algo raro de acontecer em regiões como o Reino Unido por precisarem de temperaturas muito baixas. Coisa semelhante acontece na formação dos arco-íris, porém ao invés de cristais de gelo a luz é refletida nas gotículas de água.


Fonte:
Créditos da Imagem - Steve Doherty
Daily Mail

Pedreiro leva prego no céu da boca e sobrevive

Segundo médicos, peça de metal ficou a um milímetro de seu cérebroO pedreiro Victor Benavidez demorou para notar que um prego escapou de seu pregador pneumático e foi parar direto no céu de sua boca. Ele só percebeu o acidente quando começou a sentir o sangue escorrer. A ferramenta, usada em construções, disparou por acidente um prego de mais de 8 centímetros em direção ao rosto do trabalhador.
Editora Globo
Raio-x do crânio do pedreiro / reprodução
O raio-X do rosto do pedreiro, que mora na Califórnia, nos Estados Unidos, mostra como o prego atravessou parte de sua cabeça. Por sorte peça de metal ficou a um milímetro de atingir seu cérebro e provocar danos maiores.
Benavidez disse ao Daily Mail que não se lembra exatamente como o acidente aconteceu. Ele se recorda de ter caído para trás e pode ter sido essa a hora em que a arma disparou. Não sentiu dor de imediato, mas percebeu alguma coisa estranha quando sentiu o prego com a língua.

Editora Globo
Foto da cirurgia de retirada do prego / Reprodução
Os médicos de Los Angeles utilizaram instrumentos de dentista para retirar o prego pelo mesmo caminho em que ele entrou. O pedreiro teve uma recuperação perfeita e já voltou a trabalhar com a mesma ferramenta que o atingiu.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Médicos enxertam mão de garota na perna para futuro transplante

Menina que teve mão decepada só se recuperou após ficar três meses com órgão preso à perna.
 A chinesa Ming Li, de nove anos, caminhava para a escola quando teve sua mão esquerda decepada ao ser atropelada por um trator. Os médicos chineses acreditaram que a mão poderia ser salva, mas o braço estava muito machucado para que o implante fosse feito com sucesso. Para que os tecidos da mão não morressem, os médicos enxertaram o órgão em uma das pernas da garota.
A mão de Ming Li só foi implantada de volta em seu braço três meses após o acidente, quandos os médicos avaliaram o tecido não sofreria rejeição por causa do ferimento.
Editora Globo
Mão da garota ficou ligada ao corpo pela perna
O médico Hou Jianxi, porta-voz do hospital de Zhengzhou, local do acidente, afirma que o transplante da mão de volta para o braço foi bem sucedido. "Quando ela chegou ao hospital, a mão estava completamente fora de seu braço. Era muito assustador", disse ele, em entrevista ao jornal Zhoukou Evening Post.
Segundo o médico, citado em reportagem do Orange News, ela já consegue mexer o pulso e o sangue voltou a circular normalmente no braço e na mão. "Com a terapia e mais algumas cirurgias de reparação, Ming Li será capaz de fazer a maioria das atividades sem problemas", disse Jianxi.

Artista faz esculturas de animais em tamanho real com madeira

Heather Jansch usa pedaços de pau que estão no mar para montar suas peças a criatividade é tão grande que as peças são bem reais.
Heather Jansch
Heather Jansch
A artista Heather Jansch usa materiais naturais para criar esculturas de animais em tamanho real . A artista coleta madeira retorcida encontrada no mar para construir cavalos, cervos e até ursos. As obras ficam expostas a céu aberto.
Heather Jansch
Heather Jansch
Heather começou sua história com animais pintando quadros de cavalos. Agora, ela usa madeiras que estavam à deriva no mar para montar as partes que compõem o corpo de seus animais. No centro, uma estrutura de aço dá sustentação à escultura.
Heather Jansch
Heather Jansch
Fonte: http://revistagalileu.globo.br

Como se estabeleceu quanto pesaria 1 kg ?

Marcelo Zissu
Crédito: Marcelo Zissu
Provavelmente entediado da sua vidinha de doces e festas em Versalhes no século 18, o rei da França, Luís XVI, convocou cientistas para que estabelecessem uma medida de peso, aspecto importante nas negociações comerciais. A comissão, que incluía o químico Antoine Lavoisier, aquele do “Nada se cria, nada se perde”, definiu que um quilo corresponderia a um litro de água no ponto de congelamento. Veio a Revolução Francesa, cortaram a cabeça do rei — e Lavoisier perdeu a sua também —, mas a ideia ficou. Como o peso da água varia de acordo com a pureza, uma conferência internacional em 1889 resolveu construir um cilindro de platina e irídio, eternizando a medida. A partir de então, um quilo tem que ter o mesmo peso do cilindro, guardado em Paris, e usado até hoje para calibrar balanças.
Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI190220-17775,00-COMO+SE+ESTABELECEU+QUANTO+PESARIA+KG.html

quarta-feira, 6 de abril de 2011

As 10 árvores mais estranhas do mundo

As árvores são importantes componentes da paisagem natural e um organismo vivo e maravilhoso que dá abrigo, comida, carinho e proteção a todos os seres vivos. Embora as árvores mais comuns são extremamente fascinantes, existem alguns espécimes arbóreos encontradas no mundo que são mais inusitadas,surpreendentes, estranhas e espetaculares, mas as pessoas tem pouca consciencia das suas propriedades misteriosas, tamanhos estranhos ou formas incomuns. Aqui estão 10 árvores mais estranhas encontradas no planeta algumas delas são tão estranhas que se parecem com arvores de outro planeta. É um deleite para os olhos!


1.Axel Erlandson's Circus Tree


2. Wolemi Pine - Australia


3.Árvore Dragão, Ilhas Canárias


4.Silk Cotton Trees de Ta Prohm, Camboja


5.Baobá (Madagascar)

6.General Sherman (Parque Nacional da Sequoia)


7. Chapel Oak de Allovuville

8. Tuke Tree de Oxaca,México


9.Árvore da vida (Bahrain)

10-El Arbol de La Sabina


Enchentes no Paquistão provocam espetáculo de teias de aranha em árvores


Com alta das águas, milhões de aranhas se abrigaram em locais mais altos; fenômeno teve efeito positivo, com redução de mosquitos da malária.

As enchentes que atingiram algumas áreas do Paquistão no ano passado acabaram gerando um efeito inesperado: um espetáculo de teias de aranha em árvores.

Por causa da alta das águas, milhões de aranhas procuraram locais mais altos como abrigo.
Devido à escala das enchentes e ao fato de que o nível da água levou muitos meses para baixar, diversas árvores ficaram completamente envoltas em teias de aranha.
Milhões de aranhas procuraram locais mais altos como abrigo (Foto: Russell Watkins / UK Department for International Development )Milhões de aranhas procuraram locais mais altos como abrigo (Foto: Russell Watkins / UK Department for International Development )
A população desta parte da província de Sindh nunca havia visto este fenômeno antes, segundo relatos feitos ao Departamento para o Desenvolvimento Internacional do governo britânico.
Os moradores das regiões atingidas também afirmam que há menos mosquitos que o esperado.
Acredita-se que os mosquitos tenham ficado presos nas teias, reduzindo o risco de malária, algo que seria positivo para a população local, que enfrentou tantas dificuldades após as enchentes.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Robô-cobra? o que ainda falta inventar?

Robô-cobra pode auxiliar cirurgias delicada
Instrumento em forma de cobra entra por corte de 19 milímetros e desliza dentro do corpo
   Reprodução
Foto: Howie Choset
Engenheiros da Universidade Carnegie Mellon ( Estados Unidos) encontraram uma solução diferente para cirurgias em partes do corpo complicadas de serem abertas, como o coração. Eles desenvolveram robôs inspirados no formato de cobras, que poderão deslizar facilmente por dentro desse tipo de órgão.
O roboticista Howie Choset inventou o Cardio Arm (foto abaixo), um robô de 30 centímetros de comprimento, projetado especialmente para cirurgias cardíacas. Com 102 partes cilíndricas conectadas para dar flexibilidade, o instrumento pode penetrar no tórax do paciente por um corte de apenas 19 milímetros no abdômen.
O Cardio Arm é controlado por um cirurgião, que movimenta a "cabeça" do robô-cobra por meio de um joystick. A cabeça conta com uma câmera minúscula que dá visibilidade ao operador do instrumento, permitindo que ele realize correções na rota da cobra.

   Reprodução

Foto: Howie Choset
Esse modelo já foi testado em uma pessoa na República Checa em 2010 para um exame de mapeamento do coração. Os especialistas acreditam que o robô poderá ser usado para realizar exames e até mesmo pequenas cirurgias, como biópsias, sem a necessidade de abrir a caixa torácica no futuro, de acordo com informações da Wired.

Mas o robô-cobra não será útil apenas na medicina. Há perspectivas de utilização do equipamento na exploração arqueológica e salvamento em casos de desastre urbano, já que pode chegar a lugares inacessíveis a seres humanos e até mesmo a robôs convencionais. Nesse caso, os robôs são mais robustos e capazes de escalar e nadar. Confira as fotos:


   Reprodução

Foto: Howie Choset
   Reprodução

Ilha do amor? E como fica São Luiz no Maranhão?

"Ilha do Amor", na Croácia, tem formato de coração.
A Agência Espacial Europeia (ESA) publicou uma imagem de uma ilha que pode ser "o destino mais romântico do mundo"
Editora Globo
Ilha em forma de coração ficou famosa após lançamento do Google Maps
Em formato de coração, a ilha de Galešnjak, na Croácia, foi mapeada pela primeira vez pelo navegador Charles-François Beautemps-Beaupré no século 19. Sua popularidade, no entanto, só chegou no século 21, graças ao Google Maps.
A ilha, que ficou conhecida como "Love Island" (Ilha do Amor, em tradução livre), tem apenas 500 metros de largura e se tornou um destino comum para casais apaixonados da região. Em seu site oficial, as pessoas podem publicar fotos fazer declarações ao parceiro.
A imagem publicada pela ESA nesta semana foi registrada usando o telescópio AVNIR-2, instrumento que está a bordo do Satélite Avançado de Observações Terrestres (ALOS).

Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI211647-17770,00-ILHA+DO+AMOR+NA+CROACIA+TEM+FORMATO+DE+CORACAO.html

Quem disse que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar?

                           
Ao contrário do que todo mundo pensa um raio pode sim cair duas vezes no mesmo lugar, não só duas , mas três, quatros... Isso se afirmar pois se o local onde o raio caio for o mais alto do local a grandes achances dele cair novamente no mesmo lugar como exemplo temos um homem, o norte-americano Roy Sullivan foi atendido sete vezes em hospitais, entre 1944 e 1977, por ter sido atingido por raios, porém nunca sofreu mais do que queimaduras leves. Sullivam morreu apenas em 1983, sem que nenhum raio o tivesse atingido. Ele suicidou-se devido a um desengano amoroso. 
Isso que é sorte em!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Tatuagens Científicas

Devido a um amigo fazer uma tatuagen, resolví procurar na net varias modelos de tatuagens emtão encontrei essas aqui, tatuagens científicas é isso que dá quando um nerd resolve fazer uma tatto, mas se bem que ficaram bem legais.
Vejam 57 tatuagens científicasÉ isso que acontece quando um CDF resolver fazer uma tatuagem!
Algumas são bonitas, mas outras são meio bizarras!
Vejam 57 tatuagens científicas

Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas
Vejam 57 tatuagens científicas


Vejam 57 tatuagens científicas
http://blogideias.com/2009/06/vejam-57-tatuagens-cientificas.html