segunda-feira, 11 de abril de 2011

Aquário suíço consegue procriar água-viva "ovo frito"

Espécie de medusa do mediterrâneo é muito difícil de ser criada em cativeiro

Editora Globo
Zoo Basel
O aquário do Zoológico da Basiléia, na Suíça, conseguiu criar pela primeira vez uma espécie de água-viva conhecida popularmente como "ovo frito" por seu formato quando adulta. Natural dos mares Mediterrâneo, Egeu e Adriático, esta medusa é muito difícil de ser criada em cativeiro. Ela precisa de plâncton vivo para se alimentar e muita luz do sol para sobreviver.
Editora Globo
Zoo Basel
Estes pequenos representantes da espécie foram mantidos em um tanque longe do público do zoológico que imitava as condições de seu habitat em agosto. Sob uma lâmpada especial, os funcionários alimentavam os animais várias vezes ao dia. Agora, um pouco maiores, eles estão disponíveis para serem vistos pelos visitantes do aquário, segundo o site ZooBorns.
Editora Globo
Zoo Basel
Os animal, cujo nome científico é Cotylorhiza tuberculata, recebe o apelido de “ovo frito” porque na fase adulta se parece muito com um ovo aberto. Diferente da maioria das medusas, esta é capaz de se locomover na água por propulsão e não depende das correntes marítimas. Veja a foto:
Editora Globo
Wikimedia Commons
Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI186573-17770,00-AQUARIO+SUICO+CONSEGUE+PROCRIAR+AGUAVIVA+OVO+FRITO.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário